A cadeia da restauração ecológica é complexa e exige volume de recursos humanos e financeiros para sua viabilidade. Os altos custos, a demanda por mão-de-obra especializada, o tempo longo de execução e monitoramento, os riscos e falta de financiamento duradouros, são barreiras que dificultam o ganho de escala e longevidade das ações.
Nesse sentido, a partir de um olhar multidisciplinar, buscamos soluções que desenvolvam mecanismos e instrumentos financeiros para a restauração ecológica, garantindo a sustentabilidade financeira e trazendo aspectos de inovação para esta, como a combinação de diferentes tipos de recursos para aumento de escala da cadeia da restauração, mecanismos de incentivo financeiro baseados em mercado e ações para engajamento de diferentes públicos.
Em resumo, queremos tornar a restauração atrativa economicamente, trazendo benefícios tanto para os envolvidos na cadeia da restauração, quanto para a conservação da natureza, através de ferramentas que ajudem a planejar a restauração e aproveitar as oportunidades e benefícios gerados por ela.
O sucesso das iniciativas de restauração depende de uma série de fatores, entre eles a sustentabilidade econômica que viabilize a perenidade e longevidade das ações. Isso é verdadeiro, em especial, quando consideram-se as deficiências existentes na capacidade dos atores, instituições e agentes econômicos nos territórios em conectarem a agenda da restauração com oportunidades que a sustentem.
Nesse sentido, integrar oportunidades de geração de renda às ações de restauração tem se revelado como importante estratégia para viabilidade dessas ações, uma vez que estimulam e complementam esforços, viabilizam apoio e assistência técnica para práticas sustentáveis e ampliam capacidades dos atores locais para atuarem proativamente nas ações de restauração ecológica.
Assim, buscamos soluções que desenvolvam a cadeia da restauração ecológica, por meio do fortalecimento de cadeias produtivas sustentáveis e comunidades locais, visando a sustentabilidade e continuidade das ações.